quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

São Francisco Xavier - Um Refúgio na Serra da Mantiqueira

Quando se fala em viajar para a Serra da Mantiqueira a maioria das pessoas pensa logo em Campos do Jordão ou Monte Verde, porém existem outras opções maravilhosas na região, menores, menos famosas, menos badaladas e consequentemente muito mais tranquilas, ideias para quem quer apenas relaxar, se aconchegar, respirar o ar puro da montanha, beber um bom vinho e exercitar a arte de não fazer nada.

Uma destas opções é São francisco Xavier, cravado em meio as montanhas e vales da Mantiqueira, um lugar realmente maravilhoso para quem gosta de natureza e paz, longe do burburinho, um verdadeiro refúgio para quem quer descansar a mente e o corpo.






Conhecemos São Francisco Xavier em julho de 2007, foi nossa primeira viagem para a região da Serra da Mantiqueira, ficamos absolutamente encantados com a cidade e desde então retornamos mais duas vezes para lá. Este ano pretendemos voltar pela quarta vez.

SFX é bem pequena, aquela típica cidadezinha do interior (tecnicamente não é cidade, mas sim um distrito de São José dos Campos), com uma praça, duas igrejas e alguns poucos comércios. Não é indicada para quem gosta de bater perna na cidade, mas sim para quem quer curtir o descanso na pousada escolhida.

Chegar lá não é difícil, são cerca de 3 horas de São Paulo, seguindo direto pela Dutra ou Airton Senna até São José dos Campos;  o chato é que precisa passar por dentro de São José dos Campos e lá se perde um bom tempo, depois segue por uma estradinha cerca de 40 km, a estradinha é bem conservada. 

Quais as opções de lazer em SFX?

Com certeza a melhor opção de passeio são as caminhadas, a maioria das pousadas têm trilhas na propriedade ou ao redor dela, são trilhas bem seguras e tranquilas mas que exigem um mínimo de condicionamento, considerando que estamos falando de caminhar em morros. Durante as caminhadas, você passa por várias clareiras, onde pode aproveitar para parar, descansar, respirar e contemplar toda a beleza dos vales, absolutamente sozinhos, sem ninguém ao seu redor, a sensação de paz é muito grande.





Além disso, há água para todo lado em SFX, diversos riachos e quedas d´águas, que tornam a paisagem ainda mais perfeita.





Não gosta de caminhar? Não tem problema, apenas relaxe na sua pousada.

Evidentemente a vida noturna em SFX não é muito animada rsrs, mas ainda assim há um barzinho muito legal chamado Pangéa, quando fomos lá tinha música ao vivo no quintal do bar, um cantor com um excelente repertório de rock nacional e internacional; cerveja bem gelada e bom preço; comidinhas deliciosas. Realmente um lugar muito bom.

Também recomendo a Pizzaria Cabocla, ambiente muito legal, os casais ficam em um aconchegante deck envidraçado ao lado da mata, com mesas a luz de velas, cadeiras com cobertor; do lado de dentro também é bonito e mais quentinho, pois tem uma lareira acesa no centro. As bebidas possuem um preço justo, inclusive vinhos; há opções legais de cachaças para caipirinha. A pizza tem preço semelhante às pizzarias de SP, servida na pedra, é gostosa, massa um pouco fina demais para mim, mas isso é questão de gosto, além disso a vantagem é que eles tem pizzas de 6 pedaços, o que é ótimo para casal.

Com relação a hospedagem, ao meu ver SFX tem algumas das melhores opções de hospedagem na Serra da Mantiqueira, como a inigualável Teto do Cafundó  http://tetodocafundo.com.br/, melhor pousada que já estive até hoje (em breve farei um post sobre ela), além da Chapéu de Palha www.chapeudepalha.com.br/, que ainda não conhecemos mas é no mesmo estilo da anterior e também está muito bem avaliada no Tripadvisor .

A primeira vez que fomos para lá, em 2007, ficamos numa pousada mais simples, chama Vale das Flores www.pousadavaledasflores.com/, recebemos por lá um atendimento excepcional do casal de proprietários, ficamos encantados com a cordialidade. A pousada possuía cerca de 10 chalés, simples, sem luxo, mas confortáveis; uma piscina sem aquecimento, cercada por grama. O nosso passatempo era ficar deitado no gramado da piscina, observando as montanhas verdinhas bem em frente, onde algumas vacas pastavam, num terreno totalmente íngreme, desafiando as leis da gravidade; o proprietário comentou que de vez em quando uma vaquinha rolava montanha abaixo rsrsrs.

Da pousada saía uma trilha, que possibilitava uma caminhada extremamente agradável; ao final, uma cachoeira geladíssima, para literalmente lavar a alma. Como vocês podem ver nas fotos acima, eu nunca perco a oportunidade de entrar numa cachoeira, por mais frio que esteja e por mais gelada que seja a água. Me sinto renovado e limpo. 

Enfim, esta pousada era uma excelente opção econômica de hospedagem em SFX, ótimo custo/benefício. Eu digo era porque me informaram que a pousada fechou, eu não sei se é verdade, pois o site continua ativo, espero que esteja funcionando.





A segunda vez em SFX foi em set/2013, na pousada Vila de Santa Bárbara www.vilasantabarbara.com.br/.  A pousada é muito agradável; café da manhã servido num deck com bela vista e muitos pássaros ao redor. Na propriedade tem uma trilha bem legal, com cachoeiras no caminho, realmente muito bonito o lugar. Atendimento muito gentil e simpático.

Todavia, o lado negativo ficou por conta do chalé, não fazia jus ao preço que pagamos, em todos os aspectos, incluindo cama, roupa de cama, travesseiros, decoração, etc. Fora isso, tivemos problemas com o aquecedor, assim que chegamos na sexta-feira de noite fui tomar banho e a água não esquentava, tive que sair no frio e chamar o proprietário para dar um jeito, ou seja, aquela coisa desagradável que prejudica a experiência, e logo na chegada. Mas o pior foi a hidro, não dava para usar pois saía água suja de terra, problema este que acabou sendo corrigido somente no sábado a noite. Fiquei mais irritado ainda quando fiz meu relato no tripadvisor, fiel aos acontecimentos, e o proprietário respondeu de forma ríspida. Concluindo, a pousada está localizada em um lugar privilegiado, mas não vale o preço que se paga.

Eu acho o cúmulo o sujeito ter uma pousada, supostamente de charme, com pouquíssimos chalés, cobrar bem caro, e não se dar ao trabalho de conferir se tudo está funcionando perfeitamente antes da chegada do hóspede.

A nossa terceira vez em SFX foi em ago/14, ficamos no Teto do Cafundó e foi absolutamente perfeito, mas isso requer um post específico. As quatro primeiras fotos lá em cima foram tiradas da pousada.

Enfim...quem gosta de viajar para a montanha precisa conhecer São Francisco Xavier e quem nunca viajou para a montanha não sabe o que está perdendo. Na minha opinião a melhor estação do ano para viajar para regiões serranas é o outono, durante o dia faz sol e calor, céu super azul e de noite friozinho ou friozão dependendo da sua sorte, além do céu estrelado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário